Hoje é um ótimo dia para mentir e pregar peças, não que isso seja novidade, afinal, mentir nunca precisou de data específica, as pessoas já o fazem todos os dias. Se você ta com raiva porque alguém pegou seu pedaço de torna na geladeira e comeu escondido, pegue o da pessoa e coloque sal, Sazon, pimenta, qualquer coisa que possa interna-la em um hospital, hoje é um ótimo dia para se vingar de todos os que te sacanearam. Mentira!!!!!!!!! Não façam isso :)
É muito bom mentir quando se pode, mas brincadeiras como: falar para o vovô que a mamãe morreu, ou esconder o remédio do tio só para pregar uma peça não são nada engraçadas e não devem ser feitas, pois podem provocar uma parada cardíaca no vovô e até a enfermidade do seu tio. Hoje é um dia para rir de todos e de si mesmo, e até para fazer os outros rirem, enfim, hoje é um dia para relaxar e se divertir, mas de forma saudável e consciente.
Eu simplesmente adoro esse dia, não somente por ser um dia alegre, de muitos risos, e que deixa as pessoas mais relaxadas, mas também pelo fato de poder mentir descaradamente e ser perdoada facilmente, não que eu goste de mentir, mas se você conta para sua mãe que quebrou o vaso da sala ou que derramou o suco todo no chão só para assustá-la nos outros 349 dias do ano ela nem pensar em perdoar ou verificar se aquilo é verdade, ela simplesmente te deixa sem comer por 24 horas, ou te joga pela janela, ou até mesmo te proibi de usar a internet! =O
Mas falando sério, eu realmente adoro o 1º de abril por ser um dia alegre além das pessoas estarem mais relaxadas. Hoje em dia as pessoas estão tão difíceis, tão estressadas, que uma simples brincadeira pode gerar conflito e até mesmo brigas feias (não é o caso da minha mãe). Bom, pelo menos em um dia do ano as pessoas ficam mais atentas as suas reações com relação a brincadeiras e mentiras dos outros e estão mais dispostas a perdoar, só pelo simples fato de ser 1º de Abril.
Fico triste ao perceber que é preciso ter um dia específico para proporcionar mais paciência, descontração e perdão entre as pessoas, isso deveria ser feito todos os dias, não quero dizer com isso que as pessoas deveriam mentir mais do que já mentem, até porque a mentira sempre trouxe e traz, até hoje, reações ruins e que acabam prejudicando os enganados por ela e até os próprios mentirosos. Porém, infelizmente a mentira é uma ação normal do ser humano, pois geralmente são providas por reações de medos, angústias e desconfianças, sentimentos que são básicos na vida de qualquer pessoa. Acho apenas que as pessoas deveriam ser mais pacientes com relação aos outros, mais evoluídas.
O engraçado é que o dia da mentira deveria proporcionar mais raiva, mais conflitos, já que a sociedade anda tão estressada e as pessoas não aceitam brincadeiras, mas ocorre exatamente o contrário, tudo devido a simples aceitação das pessoas com relação a mentiras e peças pregadas nesse dia. A aceitação das pessoas de seus defeitos e erros poderá, um dia, tornar a vida mais calma, tranquila e alegre.
Não é preciso ter o "dia da raiva" para que as pessoas vejam que ela existe em todos e a aceitem como um defeito que todos temos, mudando suas reações nos momentos em que ela aparecer; e também não é preciso o "dia da mentira" (1º de Abril) para as pessoas verem que mentiras existem e são contadas por praticamente todo mundo, e que o simples ato de perdoá-las, (se puderem ser perdoadas, ou seja, se forem providas de reações equivocadas, de medos e até de angústias pessoais), proporcionará as todos dias melhores.
É claro que mentiras muito grandes podem causar estragos tão grandes como elas, e até serem difíceis de se perdoar, mas será que a solução para elas não seria esse tão difícil ato de perdoá-las? Se um homem mente para uma mulher sobre a "a origem de seu anel de noivado" ou sobre " o que fazia às 22:00 horas de sábado na rua" ele jamais deverá ser perdoado? Acho que mentiras como essas podem causar muito sofrimento e muita dor à pessoa enganada e até apoio que sejam tomadas providências que compensem essa dor, mas será que mesmo assim não deverá existir o perdão? A vida é tão curta e frágil, da até medo de tudo acabar no meio do nada, e se isso acontecer do que adianta o ódio que muitos sentiram por quem mentiu e fez o seu coração sofrer? Acho que a solução sempre será o perdão...é claro que é preciso, em certas ocasiões, dependendo da mentira, uma ação de justiça contra o mentiroso, mas acredito que esta ação tenha sempre como fundamento e objetivo principal a educação e a ajuda que todos podemos proporcionar uns aos outros, de forma à não condenar o mentiroso por seu erro, mas sim ajudá-lo a crescer moralmente e a se redimir conscientemente das dores que causou. O simples ato de condenar ou de vingar irá trazer um alívio momentâneo à pessoa que sofreu com a mentira, sendo esta uma solução passageira equivocada para seu sofrimento, pois não irá solucionar o problema, e assim outras dores e decepções poderão surgir. É preciso cortar o mal pela raiz.
Existem pessoas que não querem ser ajudadas, que simplesmente não querem mudar, o problema é que atualmente existem muitas pessoas desse tipo. Portanto, antes de pensarmos em adotar o ato de perdoar às mentiras por elas contadas é preciso torná-las a minoria da sociedade, caso o contrário estaríamos cultivando uma rede de perdões falsos, e isso seria até irônico, a batalha pelo perdão social iria resumir-se em: perdão de mentira às mentiras dos mentirosos.
Os defeitos e erros humanos nunca proporcionarão bons sentimentos e ações ás pessoas, e por isso devem ser corrigidos, para que o dia-a-dia de todos seja sempre mais agradável. As pessoas que pensam em mudar, em crescer, sempre começam a querer corrigir grandes erros como, por exemplo, os sete pecados capitais, mas acredito que se tentássemos corrigir os pequenos erros, como as mentiras que podem proporcionar sofrimentos e decepções, estaríamos mais próximos da evolução social e pessoal, poderíamos ser mais úteis uns aos outros, poderíamos nos ajudar mais, seríamos mais cooperativos e unidos. O primeiro e mais difícil passo para essa evolução social é a aceitação de nossos erros, de forma a gerar um sociedade onde as pessoas queiram mudar, queiram evoluir; será esse um sonho utópico? Atualmente acho impossível encontrar a resposta para essa pergunta, acredito que somente as futuras gerações poderão respondê-la.
Nenhum comentário:
Postar um comentário