segunda-feira, 26 de março de 2012

Jogos Vorazes




Nesse último sábado, dia 24/03/2012, assisti no cinema "Jogos Vorazes", um filme de muita ação e muito drama. Pensei que sairia de lá bem contente, afinal, para mim um filme serve para entreter e divertir o dia das pessoas, mas me enganei, saí de lá bem assustada e com muito medo. A estória é muito interessante e prende o espectador até o final do filme, não somente por ter ótimos efeitos visuais, mas por se basear em um reality show, um tipo de programa que desperta a curiosidade das pessoas, mantendo-as ansiosas para saber quem será o ganhador no final.

No reality show, dois jovens de sexos opostos, entre 12 e 18 anos, são selecionados para representarem seu distrito em um jogo mortal que diverte as classes dominantes de uma assustadora sociedade. O jovens são preparados para sobreviverem em uma floresta e matarem uns aos outros até que haja somente um sobrevivente, sendo este nomeado o vencedor dos Jogos Vorazes.
Enquanto filme achei a estória bem interessante, pois proporciona fortes emoções aos espectados além de mostrar  claramente os vilões do filme, sendo estes os espectadores, patrocinadores e organizadores do mortal reality show,moralizando as pessoas de que jogos deste tipo são entretenimentos cruéis e desumanos. Porém, confesso que fiquei assustada e com muito medo ao pensar que muitas pessoas que assistiram ao filme possam ter tido uma ideia errada da moral transmitida. Enquanto algumas pessoas puderam compreender que Jogos Vorazes é um reality show desumano, muitos passaram a admirá-lo, pela forte emoção e adrenalina transmitida durante o filme.
Espero que todos percebam a real e correta moral transmitida na estória, para que os filmes possam continuar sendo fontes de entretenimento social e não de disseminação de ideias erradas e até certo ponto perigosas.

4 comentários:

  1. Olá Paula!
    Também assisti o filme no sábado, e realmente, concordo com você. Amei muito o filme, por ele me transmitir adrenalina e emoção. Mas se parar pra pensar, é bem verdade mesmo, que a ideia do filme, pode se tornar à favor, só pelos 1000 jovens que assistiram esse filme, e que nesse exato momento, está assistindo. Também concordo, que as pessoas têm que refletir o que é bom para a humanidade, e o que é bom, somente num filme por diversão. Não torna-lo disso, uma realidade.
    Lindo o blog, e parabéns pelos textos.

    ResponderExcluir
  2. Embora esse tipo de filme deixe algumas pessoas chocadas, devemos sempre analisar pelo lado da arte e da criação. É importante assumir o papel de crítico, mas sempre com os pés no chão. Estamos falando de um filme, embora muitos deles se aproximem da nossa realidade, ou vice-versa.

    Atualmente, muitas pessoas têm identificado em si mesmas sentimentos ruins e estranhos, que muitas vezes as levam a se sentir atraídas por cenas fortes como as exibidas nesse filme. No entanto, nem sempre esse tipo de "atração" é forte o suficiente para transformar o comportamento delas.

    Creio que mais preocupante que os filmes sejam os games atuais, os quais têm procurado recriar cenários bem próximos da realidade. Nesses jogos, os participantes praticamente entram em cena, valendo lembrar que geralmente o jogador opta pelo papel de vilão, não de heroi. Portanto, os herois estão em decadência e não há mais espaço para eles, ou seja, os valores atuais estão totalmente deturpados. Assumir papel de heroi é ser babaca, essa é a verdade de hoje.

    A opção para fugir desse tipo de situação está na escolha correta do que queremos para nossa diversão. Portanto, é importante entender a sinopse do filme e escolher aquele que mais nos agrada. Se vamos assistir a um filme de violência, devemos estar preparados para esse tipo de cena.

    Embora você tenha assistido a cenas fortes, creio que não tenha sido pior do que muitos filmes produzidos aqui no Brasil, os quais se baseiam na realidade de nossa sociedade, como Cidade de Deus, Tropa de Elite, Carandiru, etc. Pelo menos em Jogos Vorazes há um pouco de ficção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com sua opinião sobre os games, sobre a atual visão de um herói na sociedade e sobre os filmes produzidos no Brasil. Realmente existem muitos filmes brasileiros com cenas mais fortes do que as apresentadas em "Jogos Vorazes", mas não me preocupo com "cenas fortes", pois, como você mesmo falou, é "importante entender a sinopse do filme e escolher aquele que mais nos agrada como diversão", tornando o ato de assistir cenas cinematográficas fortes uma escolha pessoal de cada um. Não vi cenas fortes no filme "Jogos Vorazes", na verdade achei este um filme muito legal, desde que, como falei no texto, sua moral tenha sido compreendida de forma correta pelos espectadores. Porém achei bem preocupante o fato de ser um filme destinado a um público jovem, por conter uma estória moralizadora que possa ser facilmente compreendida de forma incorreta por muitas pessoas, dentre elas crianças e adolescentes, gerando ideias, até certo ponto, perigosas e que possam até desvirtuar os valores de futuras gerações.

      Excluir